Declaração de isento e visto americano

A declaração de isento deixou de existir há mais de 17 anos, mas existe uma forma simples que poderá te ajudar

Por Gianluca Ferro

Em 19 de setembro de 2025 às 11h46

Visto Americano e a Declaração de Renda para Isentos

Muitas pessoas com rendimento abaixo do limite de obrigatoriedade para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que atualmente é de R$ 33.888,00 por ano, ficam em dúvida se é necessário apresentar algum tipo de "declaração de isento" ao solicitar o visto americano ou outro tipo de visto.


O primeiro ponto importante é que a declaração de isento foi extinta em 2008, com a edição da Instrução Normativa RFB nº 864. Desde então, não é mais necessário fazer esse tipo de declaração. No entanto, como o termo era amplamente utilizado, ainda hoje, mais de 17 anos depois, muitas pessoas acreditam que ela ainda existe e têm dúvidas sobre como comprovar a renda quando estão abaixo do limite exigido para a declaração obrigatória.

A Declaração Voluntária do IRPF

Dito isso, é importante esclarecer o seguinte:

Mesmo que você tenha rendimentos inferiores a R$ 33.888,00 por ano, é perfeitamente possível fazer a declaração do Imposto de Renda de forma voluntária. Nesse caso, não haverá cobrança de impostos, já que o valor declarado está abaixo do piso. Após o envio, a Receita Federal gera normalmente o relatório completo da declaração e, o mais importante, o recibo de entrega, que serve como um comprovante oficial de renda.


Esse documento pode ser extremamente útil ao solicitar um visto — seja americano ou de qualquer outro país —, pois demonstra que sua situação fiscal está regularizada, mesmo sem a obrigatoriedade legal de declarar.

Trata-se de uma prática pouco conhecida e raramente utilizada, justamente porque a maioria das pessoas não vê necessidade de declarar quando não há exigência. Mas, no seu caso, que está em processo de solicitação de visto, esse comprovante pode fazer a diferença.


Muitos deixam de aproveitar essa possibilidade por falta de informação e acabam perdendo a chance de apresentar um documento adicional de renda. Lembre-se de que o prazo para envio da declaração costuma abrir em meados de março e vai até o final de maio. Esse é o período em que você deve entregar sua declaração à Receita Federal, mesmo de forma voluntária.


Quer maximizar suas chances de ter o visto americano aprovado? Fale com a Viaggi Vistos agora mesmo! Vamos analisar o seu perfil gratuitamente e dizer quais são suas reais chances de aprovação.


Compartilhe:

Essa publicação ajudou você?

Este conteúdo é protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.

Mais artigos relacionados a e visto americano

Visto americano familiar: guia completo para solicitar juntos e evitar erros comuns

Quem já foi preso consegue tirar visto americano? 

Valor da Taxa Consular do Visto Americano

Manual do Visto Americano Aprovado: tudo o que você precisa saber após a aprovação

Como passar pela imigração americana: 14 dicas para entrar nos EUA sem problemas

Alteração no nome depois de tirar visto americano

Nome sujo atrapalha tirar visto americano? 

Onde é mais fácil tirar o visto americano no Brasil?

Documentos para Visto Americano - Atualizado 2026 - Viaggi Vistos

Endereços dos CASVs e Consulados Americanos no Brasil - Atualizados